quinta-feira, 29 de junho de 2017

Resenha - Neve e Cinzas


Título: Neve e Cinzas - Neve e Cinzas #1
Autor:  Sara Raasch
Editora:  Harper Collins do Brasil
Classificação: 
Páginas: 320

Sinopse: Dezesseis anos atrás o Reino de Inverno foi conquistado e seus cidadãos, escravizados, sem família real e sem magia. A única esperança de liberdade para o povo do reino jaz nos oito sobreviventes que conseguiram escapar, e que seguem esperando uma oportunidade para recuperar a magia de Inverno e reconstruir o reino. Meira, uma órfã desde a derrota de Inverno, passou a vida inteira como refugiada, criada por Senhor, o general dos inverninos. Treinando para se tornar uma guerreira — e desesperadamente apaixonada pelo melhor amigo e futuro rei, Mather —, Meira faria qualquer coisa para ajudar o Reino de Inverno a retomar seu poder. Então, quando espiões descobrem a localização de um medalhão antigo capaz de devolver a magia ao reino, Meira decide ela mesma encontrá-lo. Finalmente ela está escalando torres e lutando contra soldados inimigos como sempre sonhou. Mas a missão não sai como planejado, e logo Meira se vê mergulhada em um mundo de magia maligna e poderosos perigosos. De repente, ela percebe que seu destino não está, e nunca esteve, em suas mãos. A estreia de Sara Raasch é uma fantasia cheia de ação sobre lealdade, amor e a capacidade de determinar o próprio destino. 


Resenha:
Neve e Cinzas  foi uma leitura fascinante e altamente exploratória.
Conhecemos Meira. Uma garota órfã inverniana que é fugitiva e luta para sobreviver com mais 8 pessoas.
Temos o mundo de primoria que é dividido por 8 reinos e temos também as planícies Rania — um imenso trecho de pradaria vazia entre todos os reinos. Há quatro reinos de Estação — Verão, Outono, Inverno e Primavera ao sul, unidas pelos braços das pontiagudas montanhas Klaryn. E temos outros 4 reinos sem ser estação que são os reinos Ritmo — Yakim, Ventralli, Cordell e Paisly, espalhados pelo restante de Primoria. Quatro reinos Estação, quatro reinos Ritmo, no qual cada um tem um condutor que é objeto cheio de magia que da poder e força para os povos desse reino.
 "Medo é uma semente que, depois de plantada, jamais para de crescer."
 "Assim somos todos nós, endurecidos demais pelo que deveríamos ser. Deveríamos ser uma família, não soldados. Mas tudo o que realmente nos conecta são histórias e lembranças do que deveria ser."

Mas ao passado Angra o rei de primavera queria muito tomar Inverno e sucumbir aquele lugar ao nada, e o pior de tudo é que ele conseguiu. Inverno foi massacrado, e apenas 9 sobreviveram e fugiram das garras de Angra, os outros foram presos e agora são escravos de primavera.
Meira é uma das 9 que escaparam junto com os outros. William no qual ela chama de Sir, é aquele que lidera eles para tentarem recuperar o condutor de inverno e poderem tentar recuperar parte de seu reino. O Condutor foi dividido em duas partes e Angra mantém as duas para si, demonstrando que ele sempre terá o poder de inverno em mãos. Mas quando Meira consegue sair em uma missão para recuperação do condutor e consegue recuperar a primeira parte, Angra não fica nada feliz e ele não pensa duas em descobrir quem foi a pessoa que conseguiu passar por seu exercito.
 "Às vezes, colocar nossas crenças em algo maior do que nós mesmos nos ajuda a chegar a um estado em que podemos ser completos sozinhos, com ou sem magia.''

Meira e seu povo terão lutar e fugir para poderem sobreviver, mas quando um ataque perigoso atinge eles, eles se vêem sem opção a não ser pedir ajuda em Cordell um reino Ritmo onde o rei Noam é ganancioso e quer muitas riquezas para si. O pior de tudo acontece quando Meira descobre que ela será uma peça principal nessa aliança com Cordell e que seu destino jamais esteve em suas mãos nesse tempo todo. Apesar de um destino certo, Meira fará de tudo para proteger seu povo e trazer paz para Inverno, mesmo que ela tenha que sacrificar tudo para isso.
Mas será que Meira fará a escolha certa?
Quando sonhos estranhos começam a surgir, como se tivessem sidos uma lembrança do passado, Meira começa a questionar algumas coisas e ela logo perceberá que está muito perto da verdade de toda a Primória e da magia que os cerca.
 "Ele atinge o alvo não importa o que use. Não importa a situação em que seja atirado. Não importa o pouco de controle que tenha sobre a vida."
"Eles tomam decisões; eles moldam seu futuro. O truque é encontrar uma forma de ainda ser você em meio a tudo.’’ 


Neve e Cinzas sempre foi um livro que me chamou atenção tanto pela sinopse quanto pela sua capa. O livro não me decepcionou em nenhum momento e era bem o que esperava um livro cheio de mistérios, com muita fantasia, ação e uma pitada de romance também.
Nossa personagem principal é uma garota corajosa, cheia de vontade de ser alguém, principalmente para Sir, ela tenta sempre mostrar que pode ser muito útil para inverno. Meira não é uma menina doce que teve uma vida fácil, ela viveu na guerra onde tiveram que viver no deserto, em florestas, lutar para poderem sobreviver todos os dias, ela aprendeu lutar desde pequena e viu amor por isso. Temos totalmente uma garota que quer ser uma guerreira.
Temos também alguns personagens que se destacam na história como Mather, que é filho da rainha que foi morta na guerra, ele por direito é o herdeiro do trono e rei de inverno, mas sem ter o condutor para governar ele não pode ser útil em nada, ainda mais por ele nem saber se poderia usar magia, pois as linhagens de magia sempre foram femininas e não masculinas. Ele é um garoto determinado, mas que ao mesmo tempo possui uma fúria em querer sempre proteger aqueles que ama, é um personagem que se controla muito e as vezes se torna morno.
Outro personagem principal na trama é Theron, príncipe de Cordell e filho do rei Noam, ao contrário do Rei, Theron é gentil, atencioso e sempre busca ajudar a todos, nunca se importou com poder e dinheiro, um garoto determinado que se pudesse escolher seu destino iria seguir um caminho totalmente diferente do que ser rei. E logo ele e Meira vão ver  o quanto são parecidos, o quanto o destino deles está traçado e quanto eles queriam ser livres para escolherem seus caminhos.


A autora narra muito bem à história e conseguimos imaginar os reinos descritos por ela, achei muito bacana alem de termos reinos de estação temos 4 reinos ritmos criados por ela. Por ser um livro cheio de poderes e lutas, temos ação ocorrendo do começo ao fim na história e até me surpreendi em momentos onde houve uma calmaria e do nada já começa a ação e isso deixou a leitura fluir muito rápida, pois a gente sempre queria saber o que ia acontecer.
Claro que temos algumas coisas óbvias durante a história e logo concluímos o que a autora queria dizer com aquele mistério, mas nada que interferisse, até foi legal ter minhas conclusões confirmadas ao longo da trama. Mas a autora soube dar respostas na dosagem certa nesse primeiro livro.
É um livro no qual se tem muito a explorar nas sequências, e espero que autora nos dê ainda mais e mais respostas de perguntas que ela mesma criou no final da trama.
Recomendo para todos que gostam de uma boa fantasia, com guerras, lutas, magia e romance.

12 comentários

  1. Oi Jéssica! Minha nossa! Minha lista de fantasias para ler só aumenta hehehehee já coloquei este tb, uma amiga tem um opinião muito parecida com a sua sobre esse livro! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica!
    Nossa o livro parece ser maravilhoso! Adoro fantasias!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm gostei muito da capa e da sinopse quando vi da primeira vez, Jeh! Acho que sua resenha é a primeira que leio dele, adorei! Parece ser um livro bem completo! *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jess!
    Fiquei tão feliz quando anunciaram o lançamento aqui <3 Amo essa trilogia e irei protegê-la!
    Eitchan que o segundo livros é cheio de emoções.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica :)
    Estou amando esses reinos fantásticos cheio de mulheres corajosas, preciso colocar esse na lista para próxima leitura. bjs

    https://raposinha-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica,
    Eu sempre tive curiosidade para ler este livro.
    Mas sabe aquela obra que você sempre adia? Sempre deixa para depois, priorizando outros livros? É o que acontece comigo. Mas de 2017 não pode passar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, sua linda, tudo bem?
    Esse livro tem tudo o que eu gosto, fantasia, magia, romance e muita ação com essas cenas de luta e guerra. Eu já conhecia a série do blog da Lu, ela elogiou muito como você, por isso já está na minha lista e eu não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas quero muito ler! Gosto de personagens corajosas e tenho certeza que a autora não decepcionou. Curti!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Desde que o livro foi lançado me bateu uma vontade de conhecer, porém acabou que nunca tive a oportunidade de compra-lo. Espero conseguir na Bienal a um preço bem bacana hehehe

    Beijos Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessica!
    Fico tão em dúvida de começar ler esse livro...adoro a capa dele,mas sinto que vou me decepcionar com essa leitura,não sei por que kkkkkkkkk
    Acho que vou esperar ficar mais na vibe fantasia,de repente aí me empolgo de começar a ler ele.
    Amei demais a resenha!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que livro bacana Jé! Fiquei super curiosa aqui com ele.
    Beijoos!
    www.blogdaju.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi oi querida,
    Adorei a resenha. A premissa do livro é ótima, e todo o cenário criado pela autora foi muito bem descrito. Espero ler esse livro em breve, porque a sua resenha me deixou curiosa ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo