domingo, 7 de maio de 2017

Resenha - Winter


Título: Winter  - As Crônicas Lunares # 4
Autor:  Marissa Meyer
Editora:  Rocco
Classificação: 
Páginas: 688
Sinopse:  Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de iniciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?


Resenha: Seguindo os acontecimentos anteriores, Winter chegou para finalizar uma história com chave de ouro.
Cinder ainda está se escondendo dos lunares  e de Levana tentando conseguir uma forma de destroná-la e trazer paz não só para Terra, mas também para Luna. Com o encontro de Kai e explicando para ele a verdadeira história e o aparecimento da princesa Selene, juntos eles armam um plano, onde Kai terá que fazer com que Levana resolva que quer se casar em Luna, assim Cinder e seus amigos podem se juntar e ir para lá e começar o que Levana mais teme: Uma Rebelião.
‘’Entendo que você queira sentir que está pronta, que estamos todos prontos. Mas, Cinder… nós nunca vamos nos sentir assim. Em algum momento, vamos ter que parar de planejar e começar a fazer.’’
Winter sempre foi uma garota muito doce e gentil, mas além disso ela é a garota mais linda de Luna e princesa também. Sua madrasta Levana, sempre teve inveja do jeito que as pessoas a idolatravam, então uma dia ela obrigou Winter a se cortar no rosto e tirar um pouco de sua beleza. Mas mesmo com uma cicatriz marcando sua face, Winter não deixou de ser desejada e querida pelo povo, a sorte dela é que o único motivo dela ainda estar viva é porque ela é louca.
 ‘’Amiga Scarlet? A voz frágil de Winter deixou Scarlet tensa. Ela fez uma pausa, olhou para baixo e viu a princesa usando o corrimão antigo preso à parede para se empurrar para a frente, ao mesmo tempo que usava as pernas. A respiração estava pesada, e não era por causa da subida. – O que foi? – Sou uma garota feita de gelo e neve – sussurrou a princesa. Seus olhos perderam o foco.’’
Winter nunca gostou dos dons lunares e sempre preferiu evitar  o máximo possível utilizá-los. Desde um acontecimento no passado, ela resolveu que nunca mais manipularia ninguém e evitaria para sempre aquele dom que tinha, mas evitando algo de sua própria natureza, infelizmente ela teve conseqüências com isso e sua sanidade fica cada vez mais comprometida quando ela começa a ver coisas não reais acontecendo no castelo.
‘’Ela fechou bem os olhos e abriu os dedos sobre a parede, como se pudesse sentir os batimentos dele pela pedra. O que sentiu foi uma coisa quente e grudenta. Ofegando, ela se afastou e viu a palma da mão manchada de sangue. Exasperada, usou a mão suja de sangue para empurrar o cabelo para trás, apesar de as mechas caírem para a frente de novo na mesma hora. – Agora, não – sibilou ela para o demônio que achava que era uma hora apropriada para lhe dar visões. Ela fechou os olhos de novo e contou de dez até zero. Quando os abriu, o sangue tinha sumido e a mão estava limpa.’’ 
Jacin Clay sempre foi a leal a princesa Winter. Desde crianças eles sempre foram próximos e quando ele cresceu acabou se tornando guarda do palácio de Luna conseguiu ficar  mais próximo a Winter. Mas anteriormente Jacin acaba se envolvendo na fuga de Cinder,e após conseguir se livrar de ser um traidor e ser morto, Levana passou a desconfiar da lealdade do jovem guarda, e agora ele terá que provar que leal a ela, custe o que custar. 
Winter sempre tentou passar ao máximo despercebida por Levana, mas quando ela descobre que Selene está viva, Winter quer de alguma forma ajudar, e quando Winter começa a ser destacar e Levana começa a ver o quanto ela é amada e querida ela não pensa duas vezes em se livrar da sobrinha.
Mas ninguém imaginava que Levana iria testar a lealdade de Jacin com o que ele mais temia na vida dele, e agora ele terá que escolher em ser leal ao trono ou matar a garota que ele mais ama.
“O amor — sussurrou ela. — O amor é uma conquista. O amor é uma guerra. Não passa disso.”
Cinder, Scarlet, Lobo, Cress, Tourne, Kai, Winter e Jacin terão papeis importantes durante a guerra eminente que está acontecendo e logo todos terão que fazer escolhas e sacrifícios para poderem trazer paz a terra e Luna. Mas  será que essa guerra terá um lado vencedor?
‘’Aquelas pessoas acreditavam que ela lutaria com elas, que lhes daria o futuro melhor que ela prometeu. Importava o fato de estarem dispostas a morrer pela causa dela? Importava que sacrificariam as próprias vidas para ela ter sucesso? Ela não sabia. Ela não sabia.’’

Quando comecei a leitura de Winter, estava com altas expectativas em conhecer a enteada de Levana, pois ela aparece brevemente no livro anterior que é Cress e a gente fica curioso para entender  a personalidade dela. Winter é uma garota doce, que sempre foi uma pessoa boa e por ser boa demais ela acabou sofrendo conseqüências, não só por Levana, mas também por não utilizar  o seu dom lunar. Isso acabou deixando ela totalmente insana.
Vendo coisas irreais, imagens com sons e cheiros, paredes sangrando, ela se transformando e gelo, Winter luta brevemente a cada dia para recuperar sua sanidade, mesmo sofrendo desse problema, ela sempre tentou ficar na dela e ter uma vida normal, mesmo sendo princesa.
Sua participação nessa história consegue encerrar a série com chave de ouro, ainda mais por o ultimo livro ser cheio de lutas, guerras e mortes.
Os personagens ao longo da trama demonstram totalmente um crescimento nesse livro, podemos ver eles tomando decisões muito difíceis, arriscando suas vidas para um mundo melhor e acima de tudo protegendo seus amigos.
Foi um livro cheio de ação do começo ao fim, e que eu mais gostei durante todas as histórias é que a autora nos quis passar que mesmo sendo uma história voltada para os contos de fadas, é que os finais felizes podem até existir, mas eles são muito mais complexos do que parecem, e nem sempre tudo ao longo da jornada será mágico, todos tiveram que lutar muito para buscar seus objetivos.
Marissa Meyer me mostrou ao longo desses quatro livros  que os contos de fadas nem sempre vão ter princesas perfeitas ou belas, podemos ter uma princesa heroína que é uma ciborgue cheia de fios e sistemas, que podemos ter uma princesa maluca, uma garota muito inteligente e frágil  e uma garota durona que vai brigar  e bater de frente com seu príncipe se for necessário.
As Crônicas Lunares foi para mim uma excelente série, por ser diferente e  por trazer um universo mágico distópico cheio de intrigas, romance, aventura e ação.
Muito recomendado.

12 comentários

  1. Oi Jessica,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a proposta interessante, gosto de releituras de contos de fadas. Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o livro mas fez-me lembrar imenso ‘Once Upon a Time’ portanto acho que ia gostar!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, tudo bem?
    Confesso que tinha o pé atrás com essa série, mas gostei de saber que o final é satisfatório! Isso é uma das coisas que mais gosto em séries: um bom desfecho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Sou doida para ler esta série, quem sabe eu tbm leia ele no kindle, o enredo me agrada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii!

    Uma amiga muuito querida me indicou essa série, só que não fiquei animada. As capas são lindas mesmo, mas não me convenceu muito. Quem sabe em um outro momento... Mas que bom que você curtiu a leitura, isso que importa!! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jessica.
    Que bom que gostou tanto da série. Eu tenho bastante vontade de ler ela. Essa releitura mistura a distopia chama muito a minha atenção. E que bom que já terminou, assim posso começar a ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie Jeh =)

    No começo essa foi uma série que não dei muito bola. Tipo até gosto de releituras de contos de fadas, mas por algum motivo os livros ainda não tinham me chamado a atenção.

    Não é uma série que eu esteja doida para ler, mas acredito que no futuro valha a pena dar uma chance.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber que essa série mostra as princesas de uma forma diferente do que estamos acostumados, mas como eu não me interesso muito por contos de fada numa forma geral, acho que não é o tipo de livro que eu leria :( ótima resenha!!

    xx Carol
    caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess!! Eu estou com muita vontade de ler Crônicas Lunares, pela descrição da resenha o livro tem muitos bons personagens!!Tb gosto do fato de ser um releitura e distopia! E nada como ter uma série que a gente adora sendo finalizada bem! Vou tentar ler em breve!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi
    as capas desses livros são incríveis, adorei ler sua resenha positiva, todos falam tão bem desses livros, a histórias parecem realmente ser diferentes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica
    Ainda n li a série mas achei interessante demais essa nova roupagem p histórias tão conhecidas!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess! Terminei Cress hoje e estou apaixonada pela série, Winter eu recebi ontem e logo mergulho nele. É uma história criativa, empolgante e mágica. Amo!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo