sábado, 13 de maio de 2017

Resenha - Exótica


Título: Exótica
Autor:  Loredana Frescura
Editora:  Fundamento
Classificação: 
Páginas: 144
Sinopse: Marcela é uma adolescente como muitas outras, mas se acha feia. Não meio feia, mas uma “feia total”, como ela própria diz. Porém, em vez de chorar pelos cantos ou sonhar acordada com formas de mudar seu rosto e corpo, Marcela está pronta para mostrar, em um trabalho da escola, que os feios são muito mais belos do que se pensa. E mais: que não têm nenhuma razão para se esconder ou ter vergonha de si mesmos.
Enquanto isso, Roberto (que, por sinal, é um gato) acha Marcela linda. Aliás, linda é pouco – praticamente
uma deusa. Será que existe alguma chance de uma “feia total” e um dos “bonitinhos da escola” escreverem sua
história de amor?
Afinal, a vida não segue roteiros e nem tudo é o que
parece ser... Não é mesmo?


Resenha:
Marcela é uma garota feia. Pelo menos é o que ela acha. Marcela sempre se achou alguém fora do padrão das pessoas, uma pessoa idealista que enxerga o mundo de um jeito diferente. Mas que sabe que é feia, totalmente feia pelo seu ponto de vista. Alem de ser excluída pelos grupos da escola, Marcela tem que aguentar ter um irmão popular e bonito que finge que ela não existe perto dos outros. Fora isso agora ela tem um trabalho na escola que ela terá que realizar uma apresentação para seus colegas de classe e ela não pensa duas vezes em falar sobre algo que ela entende completamente. Sobre feiura.
 '' Não quero acreditar no amor. Não quero. Ele faz mal. Faz muito mal. Para um feio total, o amor é só uma maldição. Ele corta você em fatias e traz uma tristeza absoluta, aquela mesma que se sente quando acontecem coisas boas, como tirar 8 em matemática."

Giorgia uma de suas únicas colegas, também está classificada no grupo de feias, então logo elas se unem para realizar um trabalho e mostrar a todos que os feios não precisam se esconder ou serem felizes como qualquer um.
 "Acreditava que os milagres estivessem reservados só para os outros." 

Roberto é um garoto muito belo, pelo menos é o que todos falam e o que ele acha. Sempre se vestindo com roupas da moda, ele consegue estar no melhor grupo do colégio, onde só os belos lideram e para ele isso algo muito importante. Mas mesmo sendo um dos mais populares, Roberto não consegue se sentir completo. Há algo importante que está faltando e ele logo descobrirá o que é.
 " Acho que é mais terrível amar alguém que não sabe amar. Alguém que se encapsula na ideia de não saber amar é alguém que, na verdade, não quer amar.''

Roberto e Marcela possuem vidas diferentes, mas quando um encontro acaba fazendo com ambos se olhem as coisas mudam. Roberto quando vê Marcela fica totalmente apaixonado, ainda mais por achar ela linda. Já Marcela acha Roberto muito bonito, mas sabe que ele jamais olhara para ela por sua aparência.  Ambos terão muito a aprender e descobrir que nem sempre as coisas belas são as que estão por fora e que talvez sua percepção seja totalmente diferente dos outros.
  


Exótica foi uma leitura muito interessante, um livro juvenil que fala sobre descobertas sobre si mesmo, sobre como devemos ser felizes do jeito que somos e não para agradar aos outros. Um livro leve, com apenas 144 páginas que faz com que você finalize rapidamente a leitura.
Os personagens são bem interessantes, eu diria que Marcela é uma garota complexa, que às vezes seus pensamentos acabam sendo confusos para nós leitores, e isso acaba deixando um pouco a história meio sem sentido em algumas partes. Já Roberto consegue sem mais claro com seu ponto de vista e acabei torcendo muito quando chegava seus capítulos.
O livro é narrado pelos dois, mas temos alguns momentos que não se fala da troca de personagens e só depois você percebe que já está com outro, mas isso no fim não atrapalha a leitura, pois ambos têm pensamentos bem diferentes.
Posso dizer que para uma leitura leve e tranquila é um livro que indico, ainda mais por ser tratar de um tema bem interessante, pois Marcela se acha muito feia, cheia de defeitos e acha que por isso ela possui algo a menos que as outras pessoas, mas que no fundo não passa de seu ponto de vista, pois já Roberto consegue ver uma garota linda que sempre sorri e tem um jeito diferente de ver  o mundo. Ela terá que aprender que nem sempre nossa opinião será igual dos outros e as vezes  o que enxergamos de ruim, outras pessoas vêem algo bom. Foi um livro que gostei por passar esse tipo de lição.
A diagramação da editora está muito bonita, as páginas são trabalhadas no livro todo e a capa acaba chamando um pouco de atenção dos leitores.
Leitura recomendada.

11 comentários

  1. Oi Jess! Gostei da indicação, Marcela parece se uma personagem ótima e gosto de leituras assim mais simples e leve! Vou colocar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica!
    Não me interessei muito pelo livro, mas achei legal o assunto abordado por ele. Talvez se eu fosse mais nova me interessaria mais.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não sei se leria esse livro, pois parece ter um enredo bem infanto juvenil, mas achei bem interessante a história.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess, tudo bem?
    Eu não leria o livro, porque não é o tipo de obra que me atrai, mas que bom que foi uma leitura proveitosa. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jess

    Eu não conhecia o livro. A proposta é até bacana e acredito que se eu tivesse 10 anos a menos eu poderia até gostar, mas hoje em dia não, acho que não rolaria identificação.
    Que bom que você gostou!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem clichê, né. Não tenho muito interesse por livros assim, embora eu adore infanto juvenil, mas com uma pegada mais fantasiosa do que romântica! Rs...

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess! Bem legal a ideia central e a mensagem passada, eu não tinha dado muita atenção para a obra ainda. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Amei o tema q o livro aborda e a sua resenha!

    Beijos*
    https://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess,
    Que capa linda *.*
    Apesar de ser juvenil, eu daria uma chance. Me lembrou um livro quando eu estava na quinta série. Certamente há uma boa mensagem.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Adorei a resenha, acho que eu iria gostar bastante da estória, fiquei com vontade de lê-la...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oi
    parece ser daquelas histórias que se le em uma tarde, bem leve.
    Que bom que curtiu, as vezes é bom ler uma história mais leve.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo