terça-feira, 4 de abril de 2017

Resenha - Shift


Título: Shift
Autor: Em Baley
Editora: Fundamento
Classificação: 
Sinopse: Olive Corbett não é louca.
Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas.
E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? 
Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?




Resenha: Olive sempre foi uma garota popular, bonita e conhecida na escola, ela e sua melhor amiga Katie eram o topo de todos e elas sempre foram muito próximas desde criança, mas tiveram alguns acontecimentos que fizeram com que as duas se separassem. Olive agora é uma garota excluída, que evita a todos na escola, que do nada mudou seu estilo de vida e resolveu voltar como outra pessoa, ela tem uma história conturbada com sua família e por alguns motivos ela acabou de isolando ainda mais. Agora ela só tem uma pessoa em que ela pode confiar, que é sua melhor amiga Ami.

Ela e Ami sempre estão juntas, Ami acaba sendo a fortaleza de Olive, principalmente na escola, estão sempre conversando e se ajudando. Mas quando a chegada de uma nova garota chamada Miranda vira novidade na escola, elas ficam surpresas com os boatos de que Miranda é uma garota problemática e que acabou matando os pais quando era criança. Mesmo não sabendo se é verdade ou não, elas ficam curiosas com a nova garota, mas  o que elas não esperavam ver,era uma pessoa tão sem sal e sem vida que nem Miranda, ela é um garota totalmente fechada, tão simples que mal reparavam nelas depois de alguns dias.
"Esse é o problema quando você é a única pessoa que acredita em alguma coisa. Você começa a se perguntar se não está errada. E parece bem mais fácil se deixar levar pela opinião da maioria, como qual quer outro."

Até mesmo Katie e suas amigas nem reparam que ela existe. Mas conforme as semanas vão passando Miranda consegue ficar mais próxima de Katie e Olive e Ami começam a reparar que as coisas estão mudando com a garota nova. Miranda do nada começa a ganhar uma cor, se torna mais bonita e com vida, mas o mais estranho de tudo é que Katie começa a aparecer cada vez mais fraca, mais pálida e magra enquanto Miranda começa a ficar mais forte e com vida. As garotas começam a suspeitar que Miranda está sugando a vida de Katie e logo elas começam prestar cada vez mais atenção nessa garota que chegou. Mas será que Miranda realmente está matando Katie e ficando mais forte? Quem será essa garota? E o que ela esconde por trás de toda essa trama?
  " - E agora, o que faremos? - perguntei-lhe - O que devemos fazer a respeito de Miranda?A resposta de Ami foi imediata.- Nada. Só vamos ficar bem longe do caminho dela."

" Durante todo o trajeto para casa, eu não consegui me livrar da sensação de que havia alguém atrás de mim, aproximando-se cada vez mais, até que eu pudesse quase sentir seu halito em minha nuca. Mas, sempre que eu me voltava para olhar, não havia ninguém lá."


Shift foi uma leitura que não pensei duas vezes em pegar para ler, um livro com um mistério já na sinopse faz a gente pensar em ler para descobrir quem essa tal Miranda. E essa pergunta que fazemos em todo trajeto da leitura: Quem é Miranda? Uma incógnita que faz a gente martelar e martelar a história toda. Será que Miranda tem algum poder de pegar a vida de outra pessoa? Será uma manipuladora? Uma vilã nessa história? Se você quiser descobrir quem é essa garota terá que ler esse livro.
O que eu mais gostei de Shift é que lendo a sinopse você pensa que é uma simples história clichê de escola, onde duas garotas eram as mais populares e melhores e por um motivo acabam se separando, mas a trama vai muito alem disso e quando chegamos no meio da história muda totalmente o rumo e ai é que fica totalmente viciante, pois você desvendar todo o mistério da histórias e os porquês que a autora criou. A história flui muito bem, e nenhum momento achei cansativa, pelo contrário, quanto mais você vai avançando mais intrigante vai ficando e você quer saber de tudo.
Amei a diagramação da editora, as página são todas trabalhadas, os capítulos possuem ilustração da capa do livro, o que deixou ainda mais interessante. Não encontrei erros durante a leitura.
Não vou me prolongar com os personagens da história para não dar spoilers, mas pode ter certeza que você vai querer saber cada segredinho escondido ali.  
Shift é um livro intenso, com um tema interessante a ser abordado, a autora consegue falar de distúrbios, suicídio e insanidade. Aos pouquinhos vai fazendo com a gente chegue no final da história refletindo muito. Um livro cheio de reviravoltas, com um final inesperado e que faz com que a gente fique espantada e que pare para pensar em toda a trama. Recomendo bastante.

 " - Você não acredita mesmo nisso, não é? - sussurrei - Nas bobagens daquele site idiota? Isso.. Isso não tem lógica!- Sim, era um site idiota, eu concordo. Mas, às vezes, a resposta ilógica é a unica que faz sentido. Ela é perigosa , Olive. (...) E agora está tentando matar Katie."

20 comentários:

  1. Oie, tudo bom??

    Adorei essa capa!!! Com certeza é um livro que eu leria, ainda mais depois da sua resenha!! Já anotei aqui! E olha que sou difícil, porque prefiro livros mais voltados para dramas/terror kkk Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante do gênero e confesso que depois da sua resenha fiquei bastante curiosa para conhecer melhor a história Parece ser bem desenvolvida.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    https://construindoestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Não conhecia o livro, e esta capa chamou muito minha atenção. Fiquei curiosa pela trama e como tudo vai se desenrolar.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess! desde que vi o lançamento estou curiosa, o meu chega em breve e espero aproveitar assim como você.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Ois, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas curti bastante a premissa. Me irrita um pouco a questão do quenn bee, mas sei que se tratada de maneira bem escrita é algo bem interessante de se ler.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Oi! Que história interessante, fiquei curiosa para saber quem é Miranda. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi
    menina não conhecia esse livro, já fiquei toda curiosa com esse mistério para saber o que é essa garota nova.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Jessica, Obrigada pela sua visita
    em meu blog. Muito intrigante essa história,
    e sua resenha me deixou curiosa.
    Com ctza vou procurar para ler.
    Bjs

    https://raposinha-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Uau, que demais essa capa! Adorei a resenha do livro e fiquei bem curiosa, com certeza vou ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jessica.
    Você bem que podia ter soltado uns spoilerzinhos ai hehe. Eu me interessei bastante por esse livro quando li a premissa da história. E agora lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa para saber tudo sobre ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. De fato, a sinopse parece algo simples e cliche, mas esse mistério que cerca a menina nova é instigante! Ela é vampira ou o que? hhaha quero saber todos os segredos do livro agora!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amo um mistério *U*
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei o enredo bem interessante.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jess!
    Que história misteriosa e intrigante....
    Por sinal a capa já dá mostras disso.
    Um suspense sempre cai bem hahahahhahaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica,
    Não conhecia o livro, mas eu amei tanto a premissa.
    E a capa é super interessante, hein?
    Vou querer conhecer a obra!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Já havia me deparado com esse livro em algum lugar que não lembro ao certo. Mas achei sua crítica muito bem escrito. O romance parece ser rodeado mistérios que devem fazer com que o leitor passe horas vidrados nas páginas. Afinal, quer saber logo como será todo o desenrolar da obra, além da conclusão.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Jéssica, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante.
    Gosto muito quando a leitura tem vários mistérios, segredos porque assim me envolvo mais.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Jessica!
    A capa do livro já me chamou a atenção! Adoro histórias cheias de mistérios, fiquei interessada nele.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Se tem mistério, eu já amei! Talvez não seja o tipo de mistério que eu mais goste, mas confesso que em vários pontos da sinopse e da sua resenha eu fiquei curiosa! haha
    Beijinhos
    http://penultima-janela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jess

    Menina, eu fiquei aqui me perguntando a mesma coisa: quem é Miranda?
    Será mesmo que ela tá sugando a vida da outra? Bem bizarro isso aí! Hahahaha
    Fiquei curiosa!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir