domingo, 8 de janeiro de 2017

Resenha - Silêncio


Título: Silêncio
Autor: Richelle Mead
Editora: Galera Record
Classificação: 
Sinopse: Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. 
O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas.
Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará
suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.



Resenha: Fei sempre foi uma garota que lutou para ter uma vida melhor.
Ela mora em uma aldeia em cima de uma montanha, onde tudo o que viveu foi ali naquele lugar. A montanha fica em um lugar remoto e de muito difícil acesso por ser um lugar muito alto, tanto que a única comunicação com o mundo lá fora é feito por uma tirolesa onde o guardião da cidade dá alimentos para a aldeia em troca dos minérios e preciosidades que a montanha fornece, onde as pessoas trabalham dia após dia extraindo os minérios. Eles não tem como descer a montanha e o único jeito de sobreviver e realizando essa troca com o outro povo que vive lá em baixo.
 " É por isso que as coisas nunca mudam (...) Todos ficam apegados à maneira como as coisas sempre foram, e essa maneira está nos matando."
Reza uma lenda que há muitos e muitos anos, uma criatura mágica precisava descansar e resolveu tirar todo o som daquele lugar e todas as pessoas nunca mais ouviram nada e seus filhos e netos acabaram nascendo com o mesmo problema.
A única comunicação  existente na aldeia é por sinais e desenhos no qual Fei ajuda a realizar. Nesse lugar há apenas três tipos de trabalho, ou você é um artista, ou um servente ou um minerador. Cada tem uma posição inferior a outra, sendo o artista de maior hierarquia e o minerador de menor.


"Sim Fei. Amor. Amo você desde aquele primeiro olhar de desafio que me lançou do meio dos escombros no galpão. Amei você ao longo de todos os aos em que crescemos juntos. E amei você quando me contou que iria embora para ficar com os artistas. Durante tudo isso, no meu coração sempre só existiu espaço para o nome de uma pessoa: o seu. "

Fei teve que realizar muitas escolhas difíceis, como se separar do minerador Li Mei, um jovem com quem tinha uma grande amizade e um grande amor.
Por sua hierarquia ser mais alta do que ele, eles não podem ficar juntos e com o tempo foram se afastando.
Agora seu foco é cuidar de sua irmã e dar uma vida  melhor a elas.
Todos seguem regras e tradições ordenadas por seus anciões, mas quando a cegueira começa a surgir entre os mineradores e a coleta se torna menor, os recursos fornecidos  pela cidade se tornam escassos e todos começam a ficar nervosos com a fome rodando, pois como vivem no alto da montanha, o único alimento e trazido de lá de baixo.
 "Acho que somos bons nessa coisa de conseguir o impossível."
Quando a irmã de Fei começa a aparentar sintomas na visão, Fei começa a se desesperar para ajudar a irmã, pois uma artista precisa ter uma boa visão, e se alguém descobrir o problema de sua irmã ela irá para minas trabalhar. Tentando esconder  o segredo todos, Fei luta para que ninguém descubra  o que está acontecendo.
Mas no meio disso tudo, de repente em meio a sonhos, Fei é a única que começa  a ouvir novamente, sua audição volta e com medo dessa nova realidade e em busca por sobrevivência, ela parte em uma jornada para tentar salvar a todos junto com alguém que ela esperava não ter mais sentimentos, mas em meio essa aventura Fei vai descobrir que a realidade  pode não ser nada do que aparenta e que seu coração pode não ter esquecido o passado.
" Aos olhos de um observador externo, tudo está como sempre foi. Entretanto, dentro de mim, as coisas parecem todas mudadas. Meu mundo se modificou completamente, e não sei como lidar com ele."


 Silêncio foi um livro que eu não pensei duas vezes em comprar quando saiu, pois sempre fui fã da autora, pela série Academia de Vampiros um dos primeiros livros que li quando entrei no mundo literário e até hoje são meus queridinhos.
  A história de Silêncio é diferente das outras e tem uma pegada meio mágica e folclórica. Em um mundo onde todos nunca puderam ouvir e vivem na miséria, temos uma personagem cheia de receios e medos, mas ao mesmo tempo a autora criou uma personagem corajosa. Fei tem todas essas características, tem a insegurança e também regras a seguir em seu povoado, mas ao mesmo tempo tem aquele espírito de aventura. Ela sempre foi uma garota esperta, e muito observadora e isso sempre acabou ajudando ela, ainda mais com o talento de pintar. Seus pais morreram cedo e ela sempre teve que cuidar de sua irmã, sempre tentando o melhor para elas, mesmo se sacrificando no meio disso.

 Temos alguns personagens bem interessantes na trama que acabam sempre se tornando essenciais, como o Li (suspiros) um personagem forte, determinado e que está buscando o melhor para seu povo. Um personagem que me lembrou um outro personagem da trama Academia de Vampiros que me fez gostar ainda mais dele.
 A história tem uma trama muito boa, o mistério nela é interessante e  no final todas as perguntas são respondidas.
Acredito que autora poderia se estender  um pouco mais se quisesse ou até mesmo dar seqüência na história se ela quiser, pois ao mesmo tempo que ela fechou a história ela deixou um ar para dar uma continuada nela futuramente. Não sei qual será o plano dela, acredito que ela finalizou aqui, mas torço para futuramente ter mais livros, principalmente sobre as criaturas que ela menciona na trama.
 Em suma, com uma mistura de folclore Chinês, magia e romance Richelle Mead consegue escrever uma boa história, sobre determinação, correr atrás do que procura e principalmente de superar e se descobrir.



24 comentários

  1. Adorei a resenha!!! O livro parece ser muito interessante!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessa mistura, entre a fantasia e a realidade, estou em uma fase de só procurar livros com essa temática. Também tenho alguns livros da Academia de Vampiros e são muito bom, adorei sua resenha. beijos

    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica, tudo bem?
    Achei interessante o uso de uma mitologia oriental pra contar a história. Não é algo tão comum nos livros que vemos por aí. (:
    Feliz 2017 pra você, que seja cheio de alegrias!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jess!
    Eu adoro a autora também, mas fiquei meio assim de conferir esse livro porque não li muitos comentários positivos sobre ele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não conhecia o enredo do livro, e lendo agora sua resenha fiquei curiosa, parece ser bem diferente. Gostei. Nunca li nada da autora.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? Esse livro já está na minha lista faz algum tempo, mas sempre desanimo de ler, não sei porque haha Amei sua resenha, vou tentar lê-lo essas férias haha <3

    Beijos
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica!
    Meus sentimentos pela Mead são confusos. Eu amo Vampire Academy, mas eu também amava Dark Swan e o último livro dessa série foi terrível, nem parecia ter sido escrito por ela.
    Sou muito curiosa com Silêncio, mas tenho visto resenhas bem mistas. Uns adoram, outros odeiam. Acho que preciso ler mais um pouco sobre. A mitologia e a sinopse com certeza conquistam!
    Se não me engano, essa é uma série também, né? Pelo menos lembro de ler algo do tipo na época do lançamento.

    bjs
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  8. É estranho ver uma autora que escreveu por tanto tempo só sobre vampiros, se aventurando em algo tão diferente né? Ainda bem que o teste deu certo, a história parece maravilhosa e repleta de mistério e fantasia!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu vi a Editora ano passado falando que iam lançar este livro, quando fui em um encontro de leitores.. me chamou bastante também a história. Achei bacana e com certeza quero ler em breve também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. GENTE UM LIVRO NOVO DA RICHELLE MEAD?????????????? Eu amo essa loca e nem tava sabendo disso o.o e a premissa desse livro é mt diferentão e pelo jeito você amou muito. nossa kero

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  11. Caramba.. que incrível esse livro
    O enredo nos prende
    Ameii sua resenha
    Seguindo seu blog ja
    Bjinhos
    Só os Loucos Sentem
    Instagram
    Fan Page
    Google +

    ResponderExcluir
  12. Richelle Mead <3
    Acho muito interessante isso de todos serem surdos, fico curiosa pra saber onde a história vai dar!
    Adorei os quotes q vc separou, Jeh!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Eu nunca li Academia de Vampiros. Numa época atrás, quando vampiros estava muuuuito em alta mesmo, eu lembro de ter me interessado pela série. E esse novo agora também não tinha ouvido falar dele. Só que pela capa eu já compraria. Nossa, enquanto eu lia sua resenha fiquei pensando em algumas ideias que eu mesma tinha pra escrever algumas histórias hahahah Achei bem interessante! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  14. Histórias chinesas são interessantíssimas e diferentes. Vou procurar esse livro! Amo livros que me despertam a vontade de correr atrás dos meus sonhos e não desistir fácil deles!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica, tudo bem?

    Lembro que quando saiu esse livro eu fiquei mega curiosa pra ler, gosto muito da autora por causa de AV. Vou tentar conferir esse tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro nem a autora, mas gostei bastante da resenha, parece ser uma história muito interessante!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  17. Oi! Este livro é bem diferente dos demais da autora, mas ela foi sensacional com esta mitologia e a força da protagonista.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Olá Jéssica, tudo bem?
    Que bom que você gostou! Achei a premissa bem interessante, mas infelizmente, não faz muito o meu estilo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Jessica.
    Eu pretendo ler a série Academia de Vampiros esse ano que está parada a um bom tempo na minha estante e conhecer a escrita da autora. Esse livro eu tenho bastante vontade de ler porque a premissa é muito interessante, mas comecei a ler ele uns tempos atras e infelizmente não estava gostando tanto e parei de ler. Acho que não era o momento. Mas pretendo ler ele ainda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oi Jessica, que história diferente né. É a primeira vez que leio alguma coisa sobre esse livro e já gostei; lenda interessante essa.
    Vou adicionar o livro no skoob.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessica,

    Eu conheço a autora por um livro apenas, e gostei bastante. A série de vampiros não despertou meu interesse, por enquanto, então pra esse eu devo dar uma chance. A sinopse é muito boa e gostei dos seus argumentos. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Jéssica!
    Eu já li a série Academia de Vampiros e também gostei! Faz tempo que quero ler esse livro, sua resenha me deixou com ainda mais vontade.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar da autora mas ainda não tive a oportunidade de ler seus livros. A capa de Silêncio me fez vir aqui conferir sua resenha, achei linda!
    E a história parece ser surpreendente, Fei já me conquistou apenas pela sinopse e seus comentários foram ótimos! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  24. Olá Jessica!
    Estava sempre namorando esse livro na livraria, com vontade de comprar, mas não tendo a certeza se realmente seria bom.
    Vc conseguiu tirar todas as minhas dúvidas, na próxima oportunidade vou adquirir o meu exemplar.
    Sua resenha é ótima!
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo