sábado, 13 de agosto de 2016

Resenha - O Ano em que Te Conheci


Título: O Ano em que Te Conheci
Autor: Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
Classificação: 
Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt.
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.
Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.
Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. 
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.


Resenha: 
 Jasmine sempre foi uma pessoa dentro do controle de sua vida, uma pessoa somente focada em seu trabalho e nada mais. Ela não consegue ficar parada, ela precisa ter tudo do jeito que quer e sempre das formas certas. Ela é uma pessoa fria que se dedica somente ao seu trabalho e nada mais. Atualmente ela é bem sucedida, ela é uma startup, cria negócios os fazendo crescer e gerar lucros e depois os vende por uma boa quantia de dinheiro. Nada fica em sua vida por muito tempo.
 Mas nossa personagem não é assim por qualquer motivo, ela teve uma infância difícil, quando era pequena acabou descobrindo que iria morrer como todas as pessoas, depois de alguns anos sua mãe acabou falecendo e ela ficou encarregada de cuidar de sua irmã mais velha com síndrome de down, Heather.  Seu pai nunca foi muito presente, e ela acabou se dedicando sua vida toda por Heather e seu trabalho.

" Você colhe aquilo que planta, mesmo na morte. E então eu comecei a plantar." 
Matt Marshall é um radialista famoso na Irlanda, mas sua vida não é nem um pouco boa, ele sempre chega bêbado em casa todas as noites, grita com a sua mulher e não da atenção ao seus filhos. E seus programas acabam sendo sempre cheio de coisas irracionais e é claro, ele é o vizinho da frente de Jasmine.
 Jasmine odeia tudo em Matt, tudo o que faz e o que ele diz. Ela simplesmente não o suporta. E tudo piora quando o seu sócio acaba demitindo ela da sua empresa  e ela tem que ficar 12 meses em casa de licença sem poder fazer nenhum trabalho. Para Jasmine é o fim do mundo, toda a sua vida programada desmorona e para piorar Matt acaba pegando uma licença também por um programa vulgar e agora está em casa  o dia todo.
 Em meio aos problemas da vida dos dois é em uma véspera de ano-novo que Jasmine e Matt entram literalmente na vida um do outro e a partir dai uma grande amizade pode surgir entre eles.

 " Assim como as flores que lutaram para se erguer do chão em  janeiro e fevereiro, baixinhas, bonitas e tímidas, como se não estivessem fazendo nada demais, como se fazer o que faziam, conquistar o que conquistavam, não fosse nada demais. Elas faziam tudo parecer tão fácil."
 "Milagres só crescem onde vocês os planta."


O Ano em que te Conheci foi o primeiro livro da autora em que leio, posso dizer que no geral foi uma leitura agradável para mim. A autora tem uma escrita muito boa e ela trás grandes lições nessa história. A história toda se passa durante um ano e no livro podemos ver nossos personagens mudando e amadurecendo junto com o passar das estações do ano.
Porem, confesso que nem tudo foi bom, achei a escrita dela muito descritiva, e tinha momentos que não vi necessidade de tanto detalhamento. O livro também foi bem difícil para fluir no começo, passei vários dias enroscada e não saia do mesmo ponto. Foi somente depois da metade que conseguir ler normalmente e história começou a fluir para mim. Outro ponto difícil no começo da história foi a Jasmine, ela é uma personagem muito fria e má, tudo na vida dela gira em torno do seu trabalho, ela praticamente respira o trabalho, e vemos ela quase entrar em uma depressão por perder o emprego. Até esse momento não me simpatizei com ela de jeito nenhum. Matt também foi um personagem que deu uma certa raiva no começo, talvez pelo ódio tão grande da Jasmine, acabamos não gostando tanto dele e das suas atitudes, achei que nem iria conseguir me simpatizar por ele depois. Mas a autora tem uma escrita muito boa e fez com que seus personagens amadurecessem muito durante a história e fica difícil não gostar deles depois de um certo tempo.Eu diria que a luz nesse livro é a Heather, a irmã mais velha da Jasmine que possui Síndrome de down, ela é aquela pessoa cheia de vida, que traz lições maravilhosas e que vê o mundo de um jeito incrível. 

O Ano em que te Conheci foi um livro cheio de lições que nos mostra que sempre iremos seguir nossa vida independente do que aconteça e que assim como as flores e as estações do ano, nos continuaremos crescendo e florescendo.
"  Eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo - assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

26 comentários

  1. Oi
    parece ser uma boa leitura e envolvente que bom que gostou, fora que eu achei essa capa linda, eu só li um livro da autora que foi p.s eu te amo e gostei.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ooi. Olha, eu li uma obra dela e gostei bastante, entretanto não é uma autora que eu fiquei fissurada para ler outros livros. Achei uma autora bem okay que sabe trabalhar com o tema proposto em seu livro. Esse parece ser bem legal, se algum dia tiver a chance irei ler.

    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Nunca li nada da autora, mas sinto bastante curiosidade ♥ Achei a premissa interessante e adoro livros que trazem grandes ensinamentos!

    Beijão!
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito a história só passa a ficar boa depois que os dois se conhecem, né? Pelo que você descreveu eu também teria dificuldade em engatar na leitura, por isso fiquei um pouco receosa, mas gostei bastante da premissa, além dessa capa que é linda, então vou adicionar nos desejados sim! Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Jess

    Tb nunca li nada da autora, mas tenho Como se apaixonar aqui na lista. Fico meio com o pé atrás quando o autor é muito descritivo, isso vai cansando muito a minha leitura. Ainda assim, se eu gostar do livro que ja tenho da autora, acho que vou dar uma oportunidade à esse tb, pois a premissa é bem interessante

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um ótimo livro. Não conhecia ele nem a autora. Parece ser muito bom, já quero ler.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro aqui em casa para realizar a leitura. Ainda não arrisquei a le-lo, mas pretendo fazer isso logo. Estou bem animado com o livro, ele parece ser bom, com exceção dos pequenos detalhes que você citou, como o excesso de detalhes na narração.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!
    Nunca li nada da autora e queria começar por esse, que gostei da premissa.
    Só não curti essa da escrita ser muito descritiva. Isso me cansa fácil fácil.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Me senti da mesma forma que você em relação ao livro, porém não se deixe levar apenas por ele. Leia outros livros da escritora, como por exemplo, "Como se Apaixonar". Esse livro é incrível e para mim, fluiu perfeitamente. Infelizmente esse da Cecelia deixou um pouco a desejar. :/

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  10. Eu amei essa capa, e só por ela eu já tinha uma outra visão da história. Mas lendo sua resenha, me parece que é um típico romance, nada de mais.
    Mesmo assim, gostei da sua resenha.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica,
    Eu estou querendo ler esse livro desde o seu lançamento.
    Porém, ainda não o comprei. Quero ler físico e sentir as emoções diretamente, sabe com é?
    Amo essa capa <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não lemos nada da autora, mas esse livro parece sem bem interessante e envolvente!! A capa é linda!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess! Eu acho sempre positivas as mensagens do livro da autora, não vejo a hora de ler este. Apenas O Presente eu não gostei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jessica!
    Os livros da Ahern são bem lentos de início mesmo. Digo isso porque já li outras histórias da mesma e tive a mesma impressão. Sem dúvida sempre tem bons ensinamentos e é o mais legal dos dramas que ela constrói.
    Que bom que os protagonistas mudaram com o desenrolar da história e você pôde gostar de modo geral.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica!

    Não conheço a autora, mas bom saber que o começo pode ser difícil e que vale a pena ler até o final. O enredo me interessou bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Olá Jessica, tudo bem contigo ???
    Já tive a oportunidade de ler dois livros da Cecelia, e apesar de ter curtido a leitura dos dois e de ter achado as duas histórias que li bem gracinha e também com várias mensagens de vida, confesso que não me surpreendi com os livros da autora.
    A escrita dela é bacana, as histórias são interessantes, mas não é exatamente aquele tipo de história que me instiga sabe ??? Por esse motivo quando esse livro foi lançado esse ano, acabei não me interessando muito, pois não me identifiquei realmente com a escrita da autora.
    Fico feliz por saber que curtiu a leitura, mesmo com os pontos negativos, e estou aqui torcendo para que consiga ler outras obras dela !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  17. Oi Jéssica, tudo bom?

    Primeiramente, que capa é essa?? Fiquei apaixonada por ela ♥ A história parece ser bem legal. Nunca tinha ouvido falar da autora, mas sua resenha despertou meu interesse.
    Beijos

    Um Unicórnio Literário

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    não conhecia o livro, mas adorei a capa.
    Gostei da premissa, mesmo parecendo ser um livro um pouco mais lento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Jeh!
    Só li um livro dessa autora e gostei tbm. São cheios de lições, mas ela é bem descritiva msm. Esse livro está na minha lista, mas estou repensando, tenho lido resenhas n muito animadoras, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já li muitas resenhas deste livro. Sua resenha me deixou curiosa, acho que irei dar uma chance à ele.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessica, tudo bem?
    Gostei da resenha, mas infelizmente não simpatizei com os personagens. Ambos têm características que não gosto muito, não sei se leria. :/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  22. Escrita assim muito detalhista me dá uma certa agoniazinha, não gosto de detalhes demais acho que meio que perde o foco da história né.
    Mas parece ser uma história interessante.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu amo todos os livros da Cecelia esse já está na minha lista quero muito, a capa é maravilhosa, amei a resenha e a foto

    beijos
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  24. Confesso que fiquei muito interessada em ler esse livro, parece ser uma história muito fofa, amo esses livros de romance, já está na minha listinha para ler
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Não é meu estilo de leitura prioritária no momento, mas que capa é essa?!! Nossa, muito linda, compraria o livro só pela capa kkkk.
    Gostei da sua resenha, apontou situações que me agradaram e me deixaram com vontade de colocar o livro na lista :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oii Jéssica, tudo bem?
    Vim conhecer seu blog e adorei as resenhas, sabe que eu amo romances? Minha leitura favorita com certeza.

    Já estou te seguindo tbm!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo